Open main menu

TaticView β

Expressões

Revision as of 20:00, 22 November 2019 by Jonathan (talk | contribs) (Created page with "Sintaxe: FIRST_DAY_OF(<parte da data>; <data base>) Exemplos: '''FIRST_DAY_OF(0; DAY_FROM_TODAY(0))''' – retorna o primeiro dia do ano a partir de hoje")
Other languages:
English • ‎português do Brasil


É possível criar expressões (fórmulas) diretamente nos componentes dos painéis. Podendo assim exibir valores calculados que não estão presentes no arquivo/planilha de origem dos dados.


Para criar as expressões (fórmulas) nos componentes, é necessário que o componente suporte à adição da coluna especial Expressão (Fórmula).


No TaticView, é possível utilizar nas expressões todas as colunas existentes no arquivo de dados, desde que estes sejam adicionados ao componente que receberá a expressão.


Além disso, também é possível utilizar números e textos fixos nos casos de expressões comparativas e ou cálculos matemáticos.


Exemplo de expressão:

  • Se o componente possui as colunas Preço Total e Quantidade, pode-se criar uma expressão para calcular o Preço Unitário. Ficaria assim:
    • Preço Total / Quantidade
  • Além disso, pode-se utilizar valores fixos, como por exemplo:
    • Preço Total / 10


Lembramos apenas que atualmente o TaticView suporta apenas expressões cujo retorno é numérico.


Abaixo detalhes sobre o funcionamento das expressões.

Contents

Estrutura básica de uma expressão

Operando de Valor

São os valores numéricos. É possível utilizar tanto valores inteiros quanto valores decimais. Para valores decimais, o separador decimal deverá ser o ponto.

  • Exemplos: 1, 1.05, 2.55


Operando de Texto

São os operandos de texto. Para utilizar esse tipo de operando em uma expressão é necessário delimita-los pelo caractere aspa simples (').

  • Exemplos: 'André Moraes', 'São Paulo', 'Espaguete'


Operando de Data

São valores que expressam qualquer data. Para representar uma data nas expressões o comportamento é semelhante aos operandos de texto, ou seja, o conteúdo deve ser circundado por aspa simples ('). Porém deve-se utilizar a máscara dd/MM/aaaa.

  • Exemplos: '01/01/2019', '14/11/2019', '25/12/2019'


Operando Booleano

São operadores do tipo verdadeiro ou falso. Normalmente utilizados para validar, ou não, uma condição em uma expressão mais complexa.

  • Exemplos: true, false


Parênteses

Utilizados para agrupar e separar partes de uma expressão. Expressões dentro de parênteses são processados antes das demais.

  • Exemplos: ("Lucro"/"Preço Total") + 10


Operando de variável do sistema

São variáveis pré-definidas no sistema. Para utilizar as variáveis do sistema deve-se precede-las por hashtag (#) e delimita-las por aspas duplas ("). Atualmente apenas a variável "#null" está disponível e indica conteúdos nulos.

  • Exemplo: IF("Produto" == "#null";0;20)


Expressões Aritméticas

As expressões aritméticas relacionam dois operandos (que pode ser qualquer um dos operandos descritos acima, ou ainda outra expressão) para compor a soma, subtração, multiplicação ou divisão.


Soma (+)

Soma dois operandos de valor. Representado pelo caractere +.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> + <operando ou expressão>

Exemplo:

 "Impostos" + "Comissões" – Soma os valores dos campos Impostos e Comissões


Subtração (-)

Subtrai dois operandos de valor ou o resultado de outra expressão. Representado pelo caractere -.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> - <operando ou expressão>

Exemplo:

 "Preço" – "Impostos" – Subtrai os valores dos campos Preço e Impostos


Multiplicação (*)

Multiplica dois operandos de valor ou resultados de outra expressão. Representado pelo caractere de multiplicação *.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> * <operando ou expressão>

Exemplo:

 "Quantidade" * "Preço Unitário" – Multiplica o valor do campo Quantidade pelo valor do campo Preço Unitário


Divisão (/)

Divide dois operandos de valor ou resultado de outras expressões. Representada pelo caractere de divisão /.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> / <operando ou expressão>

Exemplo:

 "Preço" / "Quantidade" – Divide o valor do campo Preço pelo valor do campo Quantidade


Expressões Relacionais

As expressões relacionais comparam dois operandos (valor/texto ou outra expressão) para avaliar se uma condição é verdadeira (true) ou falsa (false). Normalmente utilizada com funções de decisão, como o IF (Se).


Igualdade (==)

Compara se dois operandos são iguais, retornando true se forem iguais ou false se diferentes. Representado pelo operador de igualdade ==.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> == <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Produto" == "#null";0;20) – Se o produto for nulo, considera o valor 0. Caso contrário considera o valor 20


Diferente (!=)

Compara se dois operandos são diferentes, retornando true se foram diferentes ou false se iguais. Representado pelo operador de diferença !=.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> != <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Produto" != 'LASANHA';0;20) – Se o produto for diferente de Lasanha, considera o valor 0. Caso contrário considera o valor 20


Maior que (>)

Compara se o primeiro operador (da esquerda) é maior que o segundo operador (da direita), retornando true se for maior e false se for menor ou igual. Representado pelo operador maior >.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> > <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Valor Bruto" > 1000;1;0) – Se o Valor Bruto for maior que 1000, retorna o valor 1, se não o valor 0


Maior ou igual a (>=)

Compara se o primeiro operador (da esquerda) é maior ou igual ao segundo operador (da direita), retornando true se for maior ou igual e false se for menor. Representado pelo operador maior >=.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> >= <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Valor Bruto" >= 2500;100;0) – Se o Valor Bruto for maior ou igual a 2500 retorna 100, caso contrário retorna 0


Menor que (<)

Compara se o primeiro operador (da esquerda) é menor que o segundo operador (da direita), retornando true se for menor e false se for maior ou igual. Representado pelo operador maior <.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> < <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Valor Bruto" < 100;50;200) – Se o Valor Bruto for menor que 100, retorna 50, se não retorna 200


Menor ou igual a (<=)

Compara se o primeiro operador (da esquerda) é menor ou igual ao segundo operador (da direita), retornando true se for menor ou igual e false se for maior. Representado pelo operador maior <=.

Sintaxe:

 <operando ou expressão> <= <operando ou expressão>

Exemplo:

 IF("Valor Bruto" <= 500;100;0) – Se o Valor Bruto for menor ou igual a 500 retorna 100, se não retorna 0


Expressões Lógicas

As expressões lógicas agrupam dois operandos (booleano ou outra expressão) para compor uma expressão lógica, com o objetivo de avaliar a relação de dois operadores booleanos em um resultado verdadeiro (true) ou falso (false). Normalmente esse tipo de expressão é utilizada para tomadas de decisão, como o IF (Se) e com expressões relacionais.


Operador E (&&)

Executa a operação lógica E entre dois valores booleanos. Ambos os valores devem retornar verdadeiro (true) para que o resultado da operação seja verdadeiro (true). Representado pelo operador &&.

Sintaxe:

 <expressão> && <expressão>

Exemplos:

 IF(("Preço" > 0) && ("Vendedor" == 'André Moraes');450;0) – Se o Preço for maior que 0 E o Vendedor for igual a André Moraes, retorna 450, se não retorna 0
 IF(("Cidade" != "#null") && ("Produto" != 'Lasanha');1;0) – Se a Cidade for diferente de nula E o Produto for diferente de Lasanha retorna 1, se não retorna 0


Operador Ou (||)

Executa a operação lógica OU entre dois valores booleanos. Um dois dois valores deve ser verdadeiro (true) para que o resultado da operação seja verdadeiro (true). Representado pelo operador ||.

Sintaxe:

 <expressão> || <expressão>

Exemplos:

 IF(("Preço" > 1000) || ("Lucro" >= 50);75;55) – Se o Preço for maior que 1000 OU o Lucro for maior ou igual a 50 retorna 75, se não retorna 55
   IF(("Cidade" != "#null") || ("Produto" != 'Lasanha');1;0) – Se a Cidade for diferente de nula OU o Produto for diferente de Lasanha retorna 1, se não retorna 0


Operador de Negação (!)

Executa a operação lógica de negação para um valor booleano. Se o resultado da operação for verdadeiro (true) o operador de negação converte para falso (false) e vice-versa. Representado pelo operador !.

Sintaxe:

 !<expressão>

Exemplo:

 IF(!BETWEEN("Data Entrega"; '01/01/2015'; '31/12/2015');2016; 2015) – Se a Data Entrega não tiver entre 01/01/2015 e 31/12/2015 retorna 2016. Se estiver entre esse período retorna 2015


Funções Auxiliares

As funções auxiliares básicas são funções padrão do sistema e implementam funcionalidades úteis para compor expressões complexas.


Função ABS

Função que retorna o valor numérico absoluto de um valor numérico base.

Sintaxe:

 ABS(<expressão>)

Exemplo:

 ABS("Preço" / "Quantidade") – Retorna o valor absoluto do Preço divido pela Quantidade


Função AVG

Retorna a média dos valores de uma sequência de valores. Pode ser utilizado para retornar a média de diferentes valores de uma mesma linha das tabelas.

Sintaxe:

 AVG(<expressão 1>; <expressão 2>; ...)

Exemplo:

 AVG("Impostos"; "Lucro"; "Custo") – Retorna a média entre a soma das colunas Impostos, Lucro e Custo


Função BETWEEN (Entre)

Verifica se um valor está estre os limites dos parâmetros utilizados.

Sintaxe:

 BETWEEN(<expressão a ser testada>; <limite inicial>; <limite final>)

Exemplo:

 BETWEEN("Data Emissão"; '01/01/2019'; '31/12/2019') – Retorna true se a Data Emissão estiver entre 01/01/2019 e 31/12/2019. Caso contrário retorna false


Função IF ELSE (Se.... Senão...)

Testa uma expressão booleana e aplica uma condição em caso verdadeiro (true) ou outra condição nos casos de retornar falso (false). Precisa de três parâmetros, separados por ponto e virgula (;). O primeiro parâmetro é a expressão a ser testada, o segundo o valor a ser aplicado no caso de verdadeiro e o terceiro para ser aplicado no caso de falso.

Sintaxe:

 IF(<expressão a ser testada>; <expressão no caso de verdadeiro>; <expressão no caso de falso>)

Exemplos:

 IF(BETWEEN("Valor"; 0; 100); 10; 250) – Se o Valor estiver entre 0 e 100 retorna 10, se não retorna 250
 IF("Lucro" == 0; 0; "Lucro" + "Impostos") – Se o Lucro for igual a 0 retorna 0, se não retorna a soma entre o Lucro e os Impostos


Função LOG

Retorna o logaritmo de um número em uma base definida. Pode ser utilizada com apenas um parâmetro, neste caso é utilizado o logaritmo neperiano (natural). Caso seja utilizado dois parâmetros, o segundo server para informar a base a ser utilizada pelo logaritmo.

Sintaxe:

 LOG(<expressão>; <base>)

Exemplos:

 LOG("Lucro") – Retorna o logaritmo do campo Lucro
 LOG("Preço"; 2) – Retorna o logaritmo do campo Preço, na base 2


Função MAX

Retorna o maior valor entre dois valores.

Sintaxe:

 MAX(<expressão 1>; <expressão 2>)

Exemplo:

 "Valor" / MAX("Quantidade"; 1) – Divide o Valor pelo maior valor entre a Quantidade e 1


Função MIN

Retorna o menor valor entre dois valores.

Sintaxe:

 MIN(<expressão 1>; <expressão 2>)

Exemplo:

 "Valor" / MIN("Custo"; 100) – Divide o Valor pelo menor valor entre Custo e 100


Função POTENCIA

Retorna a potência de um valor em um expoente definido. Pode ser utilizada com apenas um parâmetro, neste caso considera o expoente padrão 2. Se um segundo parâmetro for passado, esse será o expoente.

Sintaxe:

 POW(<expressão>; <expoente>)

Exemplos:

 POW("Lucro") – Retorna a potência do valor Lucro
 POW("Custo"; 3) – Retorna a potência do valor Custo, elevado a 3


Função RANDOM

Retorna um número aleatório dentro dos limites dos valores passados como argumentos.

Sintaxe:

 RANDOM(<limite inicial>; <limite final>)

Exemplo:

 RANDOM(10; 100) – Retorna um número aleatório entre 10 e 100


Função SQRT (Raiz Quadrada)

Retorna a raiz quadrada de um valor.

Sintaxe:

 SQRT(<valor ou expressão>)

Exemplos:

 SQRT("Lucro") – Retorna a raiz quadrada do valor Lucro
 SQRT(81) – Retorna a raiz quadrada de 81


Função LIKE (Contém)

Retorna verdadeiro (true) se o conteúdo desejado for encontrado na lista e falso (false) caso contrário. Precisa de dois parâmetros, o primeiro são os dados que serão consultados e o segundo é o termo a ser encontrado. Lembrando que é necessário utilizar o operador de curinga % e circundar o termo por aspa simples.

Sintaxe:

 LIKE(<dados>; <termo>)

Exemplo:

 LKE("Produto"; '%anh%') – Retorna true se o Produto contém o termo anh ou false caso contrário


Funções de Data

As funções de data são operações que usam como parâmetro uma data e retornam também uma data. Existem algumas constantes para auxiliar na utilização das funções de data, são elas:

  • 0: DATE_FIELD_YEAR (Parte do ano)
  • 1: DATE_FIELD_MONTH (Parte do mês)
  • 2: DATE_FIELD_DAY (Parte do dia)
  • 3: DATE_FIELD_FORTNIGHT (Parte da quinzena)
  • 5: DATE_FIELD_WEEK (Parte da semana)


Função DATE_PART (Parte da data)

Retorna parte de uma data. Precisa de dois parâmetros, o primeiro é a data de referência e o segundo é a constante que representa qual parte da data queremos obter.

Sintaxe:

 DATE_PART(; <constante que representa qual parte>)

Exemplo:

 DATE_PART("Data Emissão"; 0)  - retorna a parte do ano da Data Emissão


Função DAY_FROM_TODAY (Dias a partir de hoje)

Retorna uma contagem de dias para trás (negativa) ou para frente (positiva) contando a partir de hoje. Precisa de um parâmetro que indica o número de dias para adicionar ou subtrair.

Sintaxe:

 DAY_FROM_TODAY(<número de dias>)

Exemplo:

 DAY_FROM_TODAY(-1) - retorna a data de ontem


Função FIRST_DAY_OF (Primeiro dia de)

Retorna o primeiro dia de um agrupamento. Esta função possui duas variações:

  • Com dois parâmetros, o primeiro é a constante do agrupamento da qual queremos obter a primeira data (vide lista acima), e o segundo é a data base.

Sintaxe:

 FIRST_DAY_OF(<parte da data>; )

Exemplos:

 FIRST_DAY_OF(0; DAY_FROM_TODAY(0)) – retorna o primeiro dia do ano a partir de hoje
 FIRST_DAY_OF(1;"Issue Date") - First Day of Month Based on Issue Date Column
  • With three parameters, the first is the grouping constant from which we want to get the first date (see list above), the second is the date base modifier from today, and the third is the amount to change the modifier.

Syntax:

 FIRST_DAY_OF(<date part>;<date modifier>;<date modifier value>)

Example:

 FIRST_DAY_OF(1,0,-1) - first day of current month of last year


LAST_DAY_OF function (Last day of)

Returns the last day of a date grouping. This function has two variations.

  • With two parameters, the first is the grouping constant from which we want the last date (see list above), and the second is the base date.

Syntax:

 LAST_DAY_OF(<date part>; <base date>)

Examples:

 LAST_DAY_OF(0;DAY_FROM_TODAY(0)) - Returns the last day of the year from today.
 LAST_DAY_OF(1;"Date Issued") - Last day of month based on Date Issued column
  • With three parameters, the first is the grouping constant from which we want the last date (see list above), the second is the date base modifier from today, and the third is the amount to change the modifier.

Syntax:

 LAST_DAY_OF(<date part>;<date modifier>;<date modifier value>)

Example:

 LAST_DAY_OF(1,0,-1) - last day of current month of last year


NEW_DATE function (New date)

Creates a new date. It needs three parameters, the first corresponds to the day (between 1 and 31), the second month (between 1 and 12) and the third the year. The date is created from year to day, ie the day must be valid for the month and year (considering 29/02, the year must be leap).

Syntax:

 NEW_DATE(<day>;<month>;<year>)

Example:

 NEW_DATE(1;4;DATE_PART("Issued Date";0)) - Creates the first April day of the year determined by the current row in the Issued Date column.


NUM_OF_DAYS function (Number of days)

Returns the number of days between two dates. Therefore you need two dates.

Syntax:

 NUM_OF_DAYS(<date 1>; <date 2>)

Examples:

 NUM_OF_DAYS(FIRST_DAY_OF(0;"Issued Date");"Issued Date") - Returns the number of days from the first day of the year, based on the Issued Date column, to the current day, based on the same column.
 NUM_OF_DAYS(FIRST_DAY_OF(1;"Issued Date");LAST_DAY_OF(1,"Issued Date")) - Returns the number of days of the month, based on the Issued Date column.


NUM_OF_MONTHS function (Number of months)

Returns the number of months between two dates. Therefore, two date parameters are required.

Syntax:

 NUM_OF_MONTHS(<date 1>; <date 2>)

Example:

 NUM_OF_MONTHS(FIRST_DAY_OF(0; "Date"); "Date") - Returns the number of months between the first day of the year and the current month, based on the Date column.


PREVIOUS_DATE function (Previous date)

Given a day and a month, returns the last occurrence of that date. That is, if the current date (today) is less than the date passed by parameter (day / month), the return is the date (passed by parameter) of the previous year. Otherwise the return will be the current year date.

Syntax:

 PREVIOUS_DATE(<day>; <month>)

Examples:

 PREVIOUS_DATE(15;12) - Considering that today's date is 14/11/2019, the last time December 15th occurred relative to today's date was 15/12/2018, so this will be the return.


Special Variables

They can be used in conjunction with expressions to create complex calculations. Must be used in double quotation marks (“)


  • "@count" - Total number of rows that were returned for the component.
  • "@row" - Current row number
  • "@sum[column]" - Sum of the indicated column.
    • Example: "@sum[Price]" - returns the sum of all rows in the Price column.
  • "@avg[column]" - Average column, similar to "@sum[column]" / "@count"
  • "@prev[column]" - Row value before current row for this column
  • "@accumCol[column]" - Cumulative value from column to current row. Useful for calculating variable mean.
    • Example: "@accumCol[column]" / "@row"