Automação da Atualização dos dados

From TaticView
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Automate Update data and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎português do Brasil


Com o TaticView é possível automatizar as atualizações das informações dos seus Arquivos de Dados.

Para isso, são necessários alguns procedimentos de configuração e também a utilização do programa de linha de comando TVCli.

Veja abaixo os passos necessários para automatizar a atualização dos seus dados.


Importante:

  • Para utilizar o TVCli, a máquina onde o mesmo será configurado deverá possuir o java a partir da versão 8 instalado. Se for executada uma versão de Java inferior a 8 será exibida uma mensagem de erro "Unsupported major.minor version 52.0", veja Instalando o Java e resolvendo problemas para mais ajuda.
  • Uma notificação será enviada para o usuário caso ocorra erro na atualização.
  • Uma log com os detalhes das execuções será gerada no diretório de configurações do usuário (exemplo: C:\Usuários\<usuário>\AppData\Local\TVCli\Logs).


Instalando o TVCli

Por enquanto, temos apenas um instalador amigável para Windows. Se você precisar instalar o TVCli em outras plataformas, entre em contato conosco do Suporte. Teremos prazer em ajudá-lo a instalar em seu ambiente.

O navegador pode tentar bloquear o download do instalador. Se você não conseguir fazer o download, entre em contato com o nosso suporte. O Windows também pode bloquear a execução do instalador para proteger o computador. Nesse caso, continue a instalação através da opção "Mais informações".

Nas duas situações, se você precisar, entre em contato conosco para ajudá-lo.


  • Execute a instalação no computador onde vai ser agendado o TVCli para sua execução.


TVCli é executado via linha decomando. A melhorar forma de automatizar a execução é criar um script, e em seguida você pode agendá-lo para executar no agendador do sistema operacional.
Para instalar e executar o TVCli no seu computador é necessário que a JRE do Java 1.8.0_200 ou superior esteja instalada.
Em Instalando e resolvendo problemas do JRE Java nós vamos ajudá-lo se tiver dúvidas de como fazê-lo.

Geração do TOKEN de Acesso

Para automatizar as atualizações de dados através do TVCli, é necessário possuir um TOKEN de Acesso criado no TaticView e, posteriormente, cadastrado no TVCli.

Um TOKEN de Acesso está sempre associado a um usuário TaticView e é como uma senha gerada pelo TaticView que permite acesso a sua conta pelo TVCli. Ele pode ser revogado por você a qualquer momento, permitindo assim que você decida quem pode acessar sua conta no TaticView e quando. Lembrando que este acesso permite apenas a atualização dos Arquivos de Dados que estão configurados para serem atualizados automaticamente. O Acesso a seus painéis é liberado exclusivamente utilizando o seu usuário e senha.


Aqui nós vamos lhe mostrar como gerar um token via interface do taticView

É possível gerar o TOKEN de Acesso de duas maneiras:

A principal diferença entre eles além da forma que são gerados, é que linha de comando renova-se automaticamente, enquanto que os tokens criados pela interface do TaticView não renova-se automaticamente, ou seja expira e precisa ser renovada periodicamente pelo usuário.


Usando TVCli (linha de comando)

Executar o comando via linha de comando do Windows o pedindo de geração de um novo TOKEN de Acesso.

Para ajudá-lo aqui temos um Wizard


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd get_token_by_password -user <seu usuário TaticView> -password <sua senha TaticView> [-token_name "<nome para o token>"]

 -cmd                   - get_token_by_password - Comando responsável em solicitar ao TaticView e armazenar o TOKEN de Acesso nas configurações do TVCli.
 -user                  - Seu usuário do TaticView (email de acesso). 
 -password              - Sua senha de acesso ao TaticView.
 -token_name (opcional) - Nome que você deseja atribuir ao TOKEN de Acesso. Caso você não informe nenhum nome será atribuído o nome padrão "TaticView CLI".         

Exemplo:

 tvcli -cmd get_token_by_password -user meuemail@email.com -password 123466 -token_name "TVCli Servidor 1"

Usando a interface gráfica do TaticView

Aqui mostraremos como gerar um token pela interface do TaticView.

  1. Na tela principal do TaticView, acesse a opção Minha Conta e clique no botão TOKENS de Acesso;
  2. Em Identificacao-novo-token+pr-BR.png informe um nome para identificar o TOKEN de Acesso na lista e clique em GERAR NOVO TOKEN.
  3. Um TOKEN de Acesso será gerado Generated-token+pr-BR.png
  4. Execute o comando de armazenamento de TOKENS do TVCli (store_token), informando o TOKEN recém gerado.


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd store_token -user <seu usuário TaticView> -token <token gerado no TaticView>
 -cmd   - store_token - Comando responsável por armazenar os tokens gerados diretamente no TaticView.
 -user  - Seu usuário do TaticView (email de acesso). 
 -token - Token gerado no TaticView.

Exemplo:

 tvcli -cmd store_token -user meuemail@email.com -token ce699ce43dcbd2caeff1573eeb1d4e44

Atualizando seus dados de forma automática

Somente é possível automatizar a atualização de arquivos de dados já criados no TaticView. Portanto é necessário realizar pelo menos uma importação manual do seu arquivo/planilha para que a estrutura necessária seja criada no TaticView.

Após, é necessário liberar a atualização automática para o Arquivo de Dados desejado. Para isso você deverá acessar as propriedades do arquivo de dados desejado. O acesso está disponível no menu de contexto do cartão do arquivo de dados, na página principal do TaticView:

No desktop
Datasources properties pt-BR.png
Nos dispositivos móveis
Datasources options mobile pt-BR.png Datasources properties mobile pt-BR.png


Em seguida, a opção Atualização automática deverá ser habilitada. Ao fazer isso, será exibido o código do arquivo de dados, como no exemplo abaixo:


Automatic-importation+pr-BR.PNG


Estando o arquivo de dados liberado para atualização automática, será possível executar a atualização dos dados automaticamente por linha de comando, utilizando o seu código identificador.


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd import_file -user <seu usuário TaticView> -datamart <código identificador do arquivo de dados> -file "<caminho para o arquivo/planilha>" [-type "<tipo>"] [-wait [-notifyshare]] [-nonotifyerror]  
 -cmd                   - import_file   - Comando que faz o upload do seu arquivo/planilha e coloca na fila de atualização.
 -user                  - Seu usuário TaticView (email de acesso).
 -datamart              - Código identificador do arquivo de dados obtido na opção Propriedades do Arquivo de Dados, na tela principal do TaticView.
 -file                  - Caminho onde encontra-se o seu arquivo de dados Texto (CSV) ou planilha (XLSX, XLS, XLSM) que será importado. Você pode utilizar unidades mapeadas (Ex.: C:\, D:\) ou então caminhos UNC (Ex.: \\servidor\pasta\arquivo).
 -type (opcional)       - clear_and_add - Exclui todos os dados do Arquivo de Dados do TaticView e importa os novos dados. Este é o comportamento padrão do TVCli.
                          append        - Adiciona dados do seu arquivo/planilha no Arquivo de Dados do TaticView, mantendo os dados importados anteriormente. É necessário ter cuidado para não duplicar dados.
 -wait (opcional)       - Comando que faz o TVCli aguardar o final da atualização dos seus dados junto ao TaticView. Necessário caso você queira efetuar testes de retorno dos comandos.
 -nonotifyerror (opcional)    - Comando utilizado para NÃO notificar o usuário caso ocorra um erro durante o processo de atualização.
 -notifyshare (opcional) - Comando utilizado para enviar uma notificação de atualização dos dados para os usuários que possuem painéis compartilhados desse arquivo de dados quando a importação termina sem erros. Funciona somente em conjunto com o comando -wait. 

Exemplos:

 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "\\server\taticview\imp\myspreadsheet.xls"
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx"
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.csv" -wait -notifyshare
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\sales.xlsx" -wait
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type clear_and_add
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append -nonotifyerror
 Call "C:\Program Files\TvCli\tvcli" -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "D:\taticview\imp\file.xlsx" -wait

Executando TVCli em um arquivo BAT (Script)

Você pode criar arquivos BAT para agendar vários comandos ao TVCli. Fazendo isso, o processo inteiro de atualização de dados pode ser automatizado. Já que você pode agendar a execução destes arquivos BAT no agendador do Windows, ou em uma ferramenta similar.


Atenção
Para executar o TVCli em um arquivo BAT, é necessário usar o comando CALL do Windows. Por exemplo:

CALL C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\Users\jonathan\Documents\TaticView\Import Files\rh.xlsx" -datamart 673 -wait


Avaliando se o comando do TVCli foi executado com sucesso

Ao final da execução do comando o TVCli retorna códigos distintos para informar o sucesso ou falha na execução de seus comandos. Isto permite que os arquivos BAT verifiquem se a execução prévia do comando pelo TVCli teve sucesso ou não.

Existem dois códigos de retorno possíveis:

  0 - Sucesso
 8 - Erro

Você pode tratar os códigos de retorno no seu arquivo BAT. Para isso você pode usar a variável de ambiente ERROLEVEL do Windows. Por exemplo:

if %errorlevel% == 0 (
   echo Vendas atualizado com sucesso!
) else (
   echo Problemas na atualização do Vendas!
)

Exemplo de BAT (Script)

Abaixo nós lhe mostramos um exemplo de um BAT que importa dois arquivos para dois arquivo de dados diferentes (ids 674 e 673)e testamos a variável ERRORLEVEL para determinar se a execução do comando de atualização de dados foi executado com sucesso.

@ECHO OFF
call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\Vendas.xlsx" -datamart 674 -wait
if %errorlevel% == 0 (
	echo VENDAS atualizado com sucesso!
) else (
	echo Problemas na atualizacao do VENDAS!
)
call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\rh.xlsx" -datamart 673 -wait
if %errorlevel% == 0 (
  	echo RH atualizado com sucesso!
) else (
  	echo Problemas na atualização do RH!
)

Mais dúvidas sobre como gerar os comandos de automação?

O TaticView tem um wizard para ajudá-lo neste processo, na tela de propriedades dos Arquivos de Dados ao clicar no link Ajuda para gerar os comandos de automação? será exibida a tela Comandos TVCli onde você poderá obter os comandos do TVCli já configurados, basta informar alguns dados necessários.

Caso tenha dificuldades durante o processo de configuração do TVCli, abra um ticket de suporte. Teremos prazer em lhe ajudar.