Executando um Painel (dashboard)

From TaticView
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Execute a Dashboard and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎português do Brasil


Para executar um painel, clique nele na lista de Painéis, a partir da tela principal

Não é permitido o mesmo mesmo dashboard ser executado pelo mesmo usuário em duas abas do browser. Se isso acontecer a primeira execução será encerrada.

A resolução do painel durante execução foi definida anteriormente pela propriedade dimensões do painel. Por causa disto, o painel pode não caber perfeitamente no seu dispositivo.

Durante a execução de um painel será exibida a barra superior com algumas opções/informações. São elas:

Dashbord top bar pt-BR.PNG

As opções são:

  • Nome do painel
  • Data e hora da última atualização dos dados
  • Botão Limpar seleções: Limpa todas as seleções dos combos e drilldown's do dashboard.
  • Botão Imprimir: Gera um arquivo PDF com a imagem atual do painel, permitindo assim a impressão do mesmo bem como o envio por e-mail, etc.
    • Ao clicar em Imprimir, será exibida a tela para escolha da ação a ser realizada (Download ou Abrir).
  • Botão Editar painel: Disponível quando você é o proprietário do painel ou possui permissão de escrita em um painel que foi compartilhado com você. Clicando nessa opção, a tela de design deste painel será exibida para você realizar modificações no painel.
  • Botão Compartilhar: Se o painel foi criado por você, é possível compartilha-lo com outras pessoas utilizando esta opção. Lembrando que para utilizar o compartilhamento de painéis você precisa ter esse recurso contratado em sua assinatura.
  • Botão Sair: Interrompe a execução do painel e retorna para a tela principal ou para a tela de edição.

Para ver um objeto em tela cheia, clique no ícone de maximizar Maximizar.png. Para sair da tela cheia, clique no ícone de restaurar Minimizar.png.

Nos gráficos, você pode ativar e desativar as séries dos gráficos clicando na legenda das mesmas.

Alguns objetos, como tabelas e tabelas cruzadas, têm um rodapé que mostra informações das linhas, comandos de navegação pelas páginas e a configuração do número de linhas por página:

Executando um Dashboard 1+pt-BR.PNG.

Se o painel que você está executando possui Combos (Filtros), você pode interagir com estes para alterar dinamicamente os dados do painel.

Para ver os filtros aplicados no objeto, posicione o mouse sobre o ícone Filtros.png:

Executando um Dashboard 2+pt-BR.png


Considerações sobre Dispositivos Móveis

Quando um painel é executado através de um smartphone ou tablet (nesse último, dependendo da resolução da tela) algumas características são adotadas por default.

Neste tipo de execução apenas os componentes de dados (tabelas, gráficos, gauge) estarão disponíveis.

Além disso, para melhorar ainda mais a experiência de uso da aplicação, cada componente é exibido de uma vez na tela (desde que o painel não possua objetos sobrepostos, mais detalhes abaixo). Permitindo que o usuário faça a rolagem entre os componentes configurados no painel.

Como um painel pode conter um ou muitos componentes, dependendo das dimensões do mesmo, nos dispositivos móveis a visualização seria comprometida. Com o comportamento padrão do TaticView neste caso, mantendo um componente visível por vez, fica muito mais fácil visualizar a informação que cada componente apresenta.

De qualquer forma, o usuário ainda pode optar por visualizar o painel com o layout para desktop, que provavelmente é o layout original do painel. Para isso, basta acessar as opções do painel e clicar em Visão desktop.

Quando um painel possui o componente Combo (Filtro) adicionado, nos dispositivos móveis esses componentes estarão acessíveis através do botão localizado no canto inferior direito da tela. Desta forma, o usuário poderá facilmente alterar as seleções aplicadas aos componentes durante a execução do painel.

Para alterar o componente visível na tela, deve-se utilizar as setas que estarão disponíveis nas laterais do painel.

Uma observação importante quanto a execução de painéis em dispositivos móveis é que se o painel possui componentes sobrepostos, a visualização do mesmo será no padrão desktop. Isto se deve ao fato de que a visualização mobile exibe um componente por vez, e as vezes o desenvolvedor acaba sobrepondo componentes para exibir informações que só fazem sentido desta forma. Portanto, na visualização mobile não fariam sentido. Por isso, se o painel possui componente sobrepostos, a visão default será a desktop.

Mobile dashboard execution pt-BR.png


Veja aqui dicas com as melhores práticas para desenvolver seus painéis para serem executados em smartphones e/ou tablets