Difference between revisions of "Automate Update data/pt-br"

From TaticView
Jump to: navigation, search
 
(134 intermediate revisions by 4 users not shown)
Line 11: Line 11:
 
Para isso, são necessários alguns procedimentos de configuração e também a utilização do programa de linha de comando [[TVCli/pt-br|TVCli]].
 
Para isso, são necessários alguns procedimentos de configuração e também a utilização do programa de linha de comando [[TVCli/pt-br|TVCli]].
  
Veja abaixo os passos necessarias para automatizar a atualização dos seus dados.
+
Veja abaixo os passos necessários para automatizar a atualização dos seus dados.
 +
 
 +
 
 +
<span style="color: red;">'''Importante:'''</span>
 +
* Para utilizar o TVCli, a máquina onde o mesmo será configurado deverá possuir o java a partir da versão <i>8</i> instalado. Se for executada uma versão de Java inferior a 8 será exibida uma mensagem de erro "Unsupported major.minor version 52.0", veja [[Java JRE install and troubleshooting/pt-br|Instalando o Java e resolvendo problemas]] para mais ajuda.
 +
* Uma notificação será enviada para o usuário caso ocorra erro na atualização.
 +
* Uma log com os detalhes das execuções será gerada no diretório de configurações do usuário (exemplo: <i>C:\Usuários\<usuário>\AppData\Local\TVCli\Logs</i>).
 +
 
  
 
=== Instalando o TVCli ===
 
=== Instalando o TVCli ===
 +
 +
Por enquanto, temos apenas um instalador amigável para Windows. Se você precisar instalar o TVCli em outras plataformas, entre em contato conosco do <u>[https://support.taticview.com Suporte]</u>. Teremos prazer em ajudá-lo a instalar em seu ambiente.
 +
 +
* Baixe a [[TVCli Download/pt-br|versão atual]]
 +
 +
O navegador pode tentar bloquear o download do instalador. Se você não conseguir fazer o download, entre em contato com o nosso suporte.
 +
O Windows também pode bloquear a execução do instalador para proteger o computador. Nesse caso, continue a instalação através da opção "Mais informações".
 +
 +
Nas duas situações, se você precisar, entre em contato conosco para ajudá-lo.
 +
 +
 +
* '''Execute a instalação''' no computador onde vai ser agendado o TVCli para sua execução.
  
  
Primeiramente baixe o instalador:
+
TVCli é executado via linha decomando. A melhorar forma de automatizar a execução é criar um script, e em seguida você pode agendá-lo para executar no agendador do sistema operacional.<br/>
* <u>[http://wiki.taticview.com/taticfiles/tvcli-windows-installer.exe Windows]</u>
+
Para instalar e executar o TVCli no seu computador é necessário que a JRE do Java 1.8.0_200 ou superior esteja instalada.<br/>
 +
Em [[Java JRE install and troubleshooting/pt-br|Instalando e resolvendo problemas do JRE Java]] nós vamos ajudá-lo se tiver dúvidas de como fazê-lo.
  
 +
=== Geração do TOKEN de Acesso ===
  
Depois execute a instalação na mesma máquina onde estarão os arquivos que serão usados para as atualizações automáticas.
+
Para automatizar as atualizações de dados através do TVCli, é necessário possuir um [[Manage_Access/pt-br#Tokens|TOKEN de Acesso]] criado no TaticView e, posteriormente, cadastrado no TVCli.
  
 +
Um TOKEN de Acesso está sempre associado a um usuário TaticView e é como uma senha gerada pelo TaticView que permite acesso a sua conta pelo TVCli. Ele pode ser revogado por você a qualquer momento, permitindo assim que você decida quem pode acessar sua conta no TaticView e quando. Lembrando que este acesso permite apenas a atualização dos Arquivos de Dados que estão configurados para serem atualizados automaticamente. O Acesso a seus painéis é liberado exclusivamente utilizando o seu usuário e senha.
  
<span style="color: red;">'''Importante:'''</span> O <i>TVCli</i> funciona com o java a partir da versão <i>7.0_80</i>. Porém, recomendamos que seja utilizado o <em>Java 8</em>, pois o <i>Java 7</i> está descontinuado pela Oracle.
 
  
 +
Aqui nós vamos lhe mostrar como gerar um token via interface do taticView 
  
=== Geração do TOKEN DE ACESSO ===
+
É possível gerar o TOKEN de Acesso de duas maneiras:
  
É necessário possuir um '''[[Tokens/pt-br|TOKEN DE ACESSO]]''' cadastrado no TaticView e no TVCli antes de poder executar uma automação de atualização. Um TOKEN DE ACESSO está sempre associado a um usuário TaticView.
+
A principal diferença entre eles além da forma que são gerados, é que [[#Using_TVCli_command_line/pt-br|linha de comando]] renova-se automaticamente, enquanto que os tokens criados pela [[#Using_TaticView's_graphical_interface|interface do TaticView]] não renova-se automaticamente, ou seja expira e precisa ser renovada periodicamente pelo usuário.
O TOKEN DE ACESSO é como uma senha gerada pelo TaticView que permite acesso a sua conta pelo TVCli, ele pode ser revogado por você a qualquer momento, permitindo assim que você decida quem pode acessar sua conta no TaticView e quando.
 
  
An Access TOKEN is always linked to a TaticViwe user. The TOKEN works like a TaticView generated password that allows access to TVCli. The TOKEN can be revoked at any moment, allowing you to decide who can access your TaticView account and when. It is important to remember that this access only allows the update of data files that are set to be automatically updated.
 
  
  
É possível gerar o TOKEN DE ACESSO de duas maneiras:
+
====Usando TVCli (linha de comando)====
 +
Executar o comando via linha de comando do Windows o pedindo de geração de um novo [[Manage_Access/pt-br#Tokens|TOKEN de Acesso]].
  
 +
Para ajudá-lo aqui temos um [[TVCli Commands/pt-br|Wizard]]
  
'''Pelo TVCli'''
 
# Executar o comando via linha de comando pedindo geração de um novo TOKEN DE ACESSO
 
  
    '''Sintaxe: tvcli -cmd get_token_by_password -user <usuário> -password <senha> [-token_name "<nome do token>"]'''
+
Sintaxe do Comando:
 +
  '''tvcli -cmd get_token_by_password -user <seu usuário TaticView> -password <sua senha TaticView> [-token_name "<nome para o token>"]
 +
'''
  
   -cmd                  - get_token_by_password - Solicita e armazena o TOKEN DE ACESSO via linha de comando (TVCli)
+
   -cmd                  - get_token_by_password - Comando responsável em solicitar ao TaticView e armazenar o TOKEN de Acesso nas configurações do TVCli.
   -user                  - usuário TaticView  
+
   -user                  - Seu usuário do TaticView (email de acesso).
   -password              - senha TaticView
+
   -password              - Sua senha de acesso ao TaticView.
   -token_name (opcional) - Nome que você quer dar ao TOKEN DE ACESSO. Nome default "TaticView CLI"         
+
   -token_name (opcional) - Nome que você deseja atribuir ao TOKEN de Acesso. Caso você não informe nenhum nome será atribuído o nome padrão "TaticView CLI".          
  
    '''Exemplo: tvcli -cmd get_token_by_password -user meuemail@email.com -password 123466 -token_name "TVCli Servidor 1"'''
+
Exemplo:
 +
  '''tvcli -cmd get_token_by_password -user meuemail@email.com -password 123466 -token_name "TVCli Servidor 1"'''
  
 
+
====Usando a interface gráfica do TaticView====
'''Via interface do TaticView'''
 
# Identificar-se no TaticView e acessar o '''Minha Conta''' botão '''TOKENS DE ACESSO''';
 
# Em [[File:identificacao-novo-token+pr-BR.png]] informe um nome para identificar o TOKEN DE ACESSO na lista e clique em '''Gerar novo TOKEN'''.
 
# Um TOKEN DE ACESSO será gerado [[File:generated-token+pr-BR.png]]
 
# Executar o TVCli informando o TOKEN DE ACESSO gerado
 
  
    '''Sintaxe: tvcli -cmd store_token -user <usuário> -token <token gerado>'''
+
Aqui mostraremos como gerar um token pela interface do TaticView.
  
  -cmd  - store_token - armazena token gerado pela interface
+
# Na [[Main Page Overview/pt-br|tela principal]] do TaticView, acesse a opção [[User profile/pt-br|Minha Conta]] e clique no botão [[Tokens/pt-br|TOKENS de Acesso]];
  -user  - usuário TaticView
+
# Em [[File:identificacao-novo-token+pr-BR.png]] informe um nome para identificar o TOKEN de Acesso na lista e clique em '''GERAR NOVO TOKEN'''.
  -token - token gerado pela interface
+
# Um TOKEN de Acesso será gerado [[File:generated-token+pr-BR.png]]
 +
# Execute o comando de armazenamento de TOKENS do TVCli (<i>store_token</i>), informando o TOKEN recém gerado.
  
    '''Exemplo: tvcli -cmd store_token -user meuemail@email.com -token 9bdr845gh5r4r1vd5d5'''
 
  
 +
Sintaxe do Comando:
 +
  '''tvcli -cmd store_token -user <seu usuário TaticView> -token <token gerado no TaticView>'''
  
=== Atualizando de forma automatizada ===
+
  -cmd  - store_token - Comando responsável por armazenar os tokens gerados diretamente no TaticView.
 +
  -user  - Seu usuário do TaticView (email de acesso).
 +
  -token - Token gerado no TaticView.
  
Somente é possível automatizar atualizações de arquivos de dados já criados no TaticView, portanto é necessário pelo menos uma importação manual para criar a estrutura necessária.
+
Exemplo:
 +
  '''tvcli -cmd store_token -user meuemail@email.com -token ce699ce43dcbd2caeff1573eeb1d4e44'''
  
Depois é necessário liberar a atualização automática para o Arquivo de Dados desejado.
+
=== Atualizando seus dados de forma automática ===
Para isso clique sobre o arquivo importado (na interface do TaticView), selecionar '''Propriedades''', e marcar o checkbox '''Importação automática''', o que exibirá o código identificador de seu arquivo de dados, como no exemplo abaixo:
 
  
After that, it will be necessary to enable the automatic update to the desired data file. To do so, access the TaticView [[Main Page Overview|main page]], click on data files, select <i>Settings</i>, and enable the <i>Automatic Update</i> option. After that, it will display the data files code on the screen. See the example below:
+
Somente é possível automatizar a atualização de arquivos de dados já criados no TaticView. Portanto é necessário realizar pelo menos uma importação manual do seu arquivo/planilha para que a estrutura necessária seja criada no TaticView.
  
[[File:datamart-dropdown+pr-BR.png]]
+
Após, é necessário liberar a atualização automática para o Arquivo de Dados desejado. Para isso você deverá acessar as propriedades do ''arquivo de dados'' desejado. O acesso está disponível no menu de contexto do cartão do arquivo de dados, na [[Main Page Overview/pt-br|página principal do TaticView]]:
  
 +
{| class="images-table"
 +
| No desktop
 +
|-
 +
|[[File:Datasources properties pt-BR.png|link=]]
 +
|-
 +
| Nos dispositivos móveis
 +
|-
 +
|[[File:Datasources options mobile pt-BR.png|link=]] [[File:Datasources properties mobile pt-BR.png|link=]]
 +
|}
  
  
[[File:automatic-importation+pr-BR.png]]
+
Em seguida, a opção ''Atualização automática'' deverá ser habilitada. Ao fazer isso, será exibido o código do arquivo de dados, como no exemplo abaixo:
  
  
Estando o arquivo de dados previamente importado, liberado para atualização automática e você possuir o seu código identificador, será possível executar a importação por linha de comando.
+
[[File:automatic-importation+pr-BR.PNG|link=]]
  
    '''Sintaxe: tvcli -cmd import_file -user <usuário> -datamart <identificador> -file "<arquivo/planilha>" [-type <tipo>] [-wait -[notifyshare]] [-nonotifyerror] '''
 
  
  -cmd                  - import_file  - faz upload do arquivo de dados e coloca na fila de atualização
+
Estando o arquivo de dados liberado para atualização automática, será possível executar a atualização dos dados automaticamente por linha de comando, utilizando o seu código identificador.
  -user                  - usuário TaticView
 
  -datamart              - identificador do arquivo de dados obtido na opção propriedades do Arquivo de Dados na Interface.
 
  -file                  - arquivo de dados Texto (CSV) ou planilha (XLSX,XLS) que será importado.
 
  -type (opcional)      - clear_and_add - Exclui todos os dados do Arquivo de Dados do TaticView e importa os novos dados (default)
 
                          append        - Adiciona os novos dados ao final do Arquivo de Dados do TaticView. É necessário ter cuidado para não duplicar dados.
 
  -wait (opcional)      - aguarda o final da importação. Necessário para testar '''Status de Saída'''
 
  -nonotifyerror (opcional)    - não notifica o usuário caso ocorra um erro durante o processo
 
  -notifyshare (opcional) - envia notificação de atualização de dados para os usuários que tem painéis compartilhados desse arquivo de dados quando a importação termina sem erros. Funciona somente em conjunto com "-wait".  
 
  
  '''Exemplos:'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\planilha.xlsx"'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\arquivo.csv" -wait -notifyshare'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\planilha.xlsx" -wait'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\planilha.xlsx" -type clear_and_add'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\planilha.xlsx" -type append'''
 
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\planilha.xlsx" -type append -nonotifyerror'''
 
  
 +
Sintaxe do Comando:
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user <seu usuário TaticView> -datamart <código identificador do arquivo de dados> -file "<caminho para o arquivo/planilha>" [-type "<tipo>"] [-wait [-notifyshare]] [-nonotifyerror]  '''
  
=== Versão TVCli ===
+
  -cmd                  - import_file  - Comando que faz o upload do seu arquivo/planilha e coloca na fila de atualização.
 +
  -user                  - Seu usuário TaticView (email de acesso).
 +
  -datamart              - Código identificador do arquivo de dados obtido na opção Propriedades do Arquivo de Dados, na tela principal do TaticView.
 +
  -file                  - Caminho onde encontra-se o seu arquivo de dados Texto (CSV) ou planilha (XLSX, XLS, XLSM) que será importado. Você pode utilizar unidades mapeadas (Ex.: C:\, D:\) ou então caminhos UNC (Ex.: \\servidor\pasta\arquivo).
 +
  -type (opcional)      - clear_and_add - Exclui todos os dados do Arquivo de Dados do TaticView e importa os novos dados. Este é o comportamento padrão do TVCli.
 +
                          append        - Adiciona dados do seu arquivo/planilha no Arquivo de Dados do TaticView, mantendo os dados importados anteriormente. É necessário ter cuidado para não duplicar dados.
 +
  -wait (opcional)      - Comando que faz o TVCli aguardar o final da atualização dos seus dados junto ao TaticView. Necessário caso você queira efetuar testes de retorno dos comandos.
 +
  -nonotifyerror (opcional)    - Comando utilizado para NÃO notificar o usuário caso ocorra um erro durante o processo de atualização.
 +
  -notifyshare (opcional) - Comando utilizado para enviar uma notificação de atualização dos dados para os usuários que possuem painéis compartilhados desse arquivo de dados quando a importação termina sem erros. Funciona somente em conjunto com o comando <i>-wait</i>.
  
Mostra a versão do TVCli na console e registra na log.
+
Exemplos:
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "\\server\taticview\imp\myspreadsheet.xls"'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx"'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.csv" -wait -notifyshare'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\sales.xlsx" -wait'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type clear_and_add'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append'''
 +
  '''tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append -nonotifyerror'''
 +
  '''Call "C:\Program Files\TvCli\tvcli" -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "D:\taticview\imp\file.xlsx" -wait'''
  
    '''Sintaxe: tvcli -version'''
+
=== Executando TVCli em um arquivo BAT (Script) ===
  
 +
Você pode criar arquivos BAT para agendar vários comandos ao TVCli. Fazendo isso, o processo inteiro de atualização de dados pode ser automatizado. Já que você pode agendar a execução destes arquivos BAT no agendador do Windows, ou em uma ferramenta similar.
  
=== Teste de retorno do comando ===
 
  
O executável do TVCli retorna códigos distintos para informar o sucesso ou falha na execução.
+
'''''Atenção'''''<br>
 +
Para executar o TVCli em um arquivo BAT, é necessário usar o comando [https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/call CALL] do Windows. Por exemplo:
 +
'''CALL''' C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\Users\jonathan\Documents\TaticView\Import Files\rh.xlsx" -datamart 673 -wait
  
  '''0 - Sucesso'''
 
  '''8 - Erro'''
 
  
Uma notificação será enviada para o usuário caso ocorra erro na atualização.
+
==== Avaliando se o comando do TVCli foi executado com sucesso====
Uma log com os detalhes das execuções será gerada no diretório de configurações do usuário (exemplo: C:\Usuários\<usuário>\AppData\Local\TVcli\Logs).
 
  
 +
Ao final da execução do comando o TVCli retorna códigos distintos para informar o sucesso ou falha na execução de seus comandos. Isto permite que os arquivos BAT verifiquem se a execução prévia do comando pelo TVCli teve sucesso ou não.
  
=== Questions on how generate the automation commands? ===
+
Existem dois códigos de retorno possíveis:
  
Open a [https://support.taticview.com/open.php/?&lang=en_US support ticket]. In case you are having problems during the TVCli configuration process. It will be a pleasure to help.
+
  '''0 - Sucesso'''
 +
  '''8 - Erro'''
  
Also, on the Data Files properties screen, when clicking the link <i>help to generate automation commands?</i>, it will display the [[TVCli Generate Commands]] screen, where you can obtain preset TVCli commands. All you have to do is inform some required data.
+
Você pode tratar os códigos de retorno no seu arquivo BAT.
 +
Para isso você pode usar a variável de ambiente [https://docs.microsoft.com/pt-br/previous-versions/windows/it-pro/windows-server-2012-r2-and-2012/cc754335(v=ws.11) ERROLEVEL] do Windows. Por exemplo:
  
 +
if %errorlevel% == 0 (
 +
    echo Vendas atualizado com sucesso!
 +
) else (
 +
    echo Problemas na atualização do Vendas!
 +
)
  
=== Exemplo de Script ===
+
==== Exemplo de BAT (Script) ====
 +
Abaixo nós lhe mostramos um exemplo de um BAT que importa dois arquivos para dois arquivo de dados diferentes (ids 674 e 673)e testamos a variável ERRORLEVEL para determinar se a execução do comando de atualização de dados foi executado com sucesso.
  
 
  '''@ECHO OFF'''
 
  '''@ECHO OFF'''
  '''call tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\Users\jonathan.SADIG\Documents\TaticView\Arquivos Importacao\vendas.xlsx" -datamart 674 -wait
+
  '''call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\Vendas.xlsx" -datamart 674 -wait
 
  '''if %errorlevel% == 0 (
 
  '''if %errorlevel% == 0 (
  '''echo "VENDAS atualizado com sucesso!"
+
  '''echo VENDAS atualizado com sucesso!
 
  ''') else (
 
  ''') else (
  '''echo "Problemas na atualizacao do VENDAS!"
+
  '''echo Problemas na atualizacao do VENDAS!
 
  ''')
 
  ''')
  '''call tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\Users\jonathan.Sadig\Documents\TaticView\Arquivos Importacao\rh.xlsx" -datamart 673 -wait
+
  '''call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\rh.xlsx" -datamart 673 -wait
 
  '''if %errorlevel% == 0 (
 
  '''if %errorlevel% == 0 (
   '''echo "RH atualizado com sucesso!"
+
   '''echo RH atualizado com sucesso!
 
  ''') else (
 
  ''') else (
   '''echo "Problemas na atualizacao do RH!"
+
   '''echo Problemas na atualização do RH!
 
  ''')'''
 
  ''')'''
 +
 +
=== Mais dúvidas sobre como gerar os comandos de automação? ===
 +
 +
O TaticView tem um wizard para ajudá-lo neste processo, na tela de propriedades dos Arquivos de Dados ao clicar no link <i>Ajuda para gerar os comandos de automação?</i> será exibida a tela [[TVCli Commands/pt-br|Comandos TVCli]] onde você poderá obter os comandos do TVCli já configurados, basta informar alguns dados necessários.
 +
 +
Caso tenha dificuldades durante o processo de configuração do [[TVCli/pt-br|TVCli]],  abra um [https://support.taticview.com/open.php/?&lang=pt_br ticket de suporte]. Teremos prazer em lhe ajudar.

Latest revision as of 13:27, 15 April 2023

Other languages:
English • ‎português do Brasil


Com o TaticView é possível automatizar as atualizações das informações dos seus Arquivos de Dados.

Para isso, são necessários alguns procedimentos de configuração e também a utilização do programa de linha de comando TVCli.

Veja abaixo os passos necessários para automatizar a atualização dos seus dados.


Importante:

  • Para utilizar o TVCli, a máquina onde o mesmo será configurado deverá possuir o java a partir da versão 8 instalado. Se for executada uma versão de Java inferior a 8 será exibida uma mensagem de erro "Unsupported major.minor version 52.0", veja Instalando o Java e resolvendo problemas para mais ajuda.
  • Uma notificação será enviada para o usuário caso ocorra erro na atualização.
  • Uma log com os detalhes das execuções será gerada no diretório de configurações do usuário (exemplo: C:\Usuários\<usuário>\AppData\Local\TVCli\Logs).


Instalando o TVCli

Por enquanto, temos apenas um instalador amigável para Windows. Se você precisar instalar o TVCli em outras plataformas, entre em contato conosco do Suporte. Teremos prazer em ajudá-lo a instalar em seu ambiente.

O navegador pode tentar bloquear o download do instalador. Se você não conseguir fazer o download, entre em contato com o nosso suporte. O Windows também pode bloquear a execução do instalador para proteger o computador. Nesse caso, continue a instalação através da opção "Mais informações".

Nas duas situações, se você precisar, entre em contato conosco para ajudá-lo.


  • Execute a instalação no computador onde vai ser agendado o TVCli para sua execução.


TVCli é executado via linha decomando. A melhorar forma de automatizar a execução é criar um script, e em seguida você pode agendá-lo para executar no agendador do sistema operacional.
Para instalar e executar o TVCli no seu computador é necessário que a JRE do Java 1.8.0_200 ou superior esteja instalada.
Em Instalando e resolvendo problemas do JRE Java nós vamos ajudá-lo se tiver dúvidas de como fazê-lo.

Geração do TOKEN de Acesso

Para automatizar as atualizações de dados através do TVCli, é necessário possuir um TOKEN de Acesso criado no TaticView e, posteriormente, cadastrado no TVCli.

Um TOKEN de Acesso está sempre associado a um usuário TaticView e é como uma senha gerada pelo TaticView que permite acesso a sua conta pelo TVCli. Ele pode ser revogado por você a qualquer momento, permitindo assim que você decida quem pode acessar sua conta no TaticView e quando. Lembrando que este acesso permite apenas a atualização dos Arquivos de Dados que estão configurados para serem atualizados automaticamente. O Acesso a seus painéis é liberado exclusivamente utilizando o seu usuário e senha.


Aqui nós vamos lhe mostrar como gerar um token via interface do taticView

É possível gerar o TOKEN de Acesso de duas maneiras:

A principal diferença entre eles além da forma que são gerados, é que linha de comando renova-se automaticamente, enquanto que os tokens criados pela interface do TaticView não renova-se automaticamente, ou seja expira e precisa ser renovada periodicamente pelo usuário.


Usando TVCli (linha de comando)

Executar o comando via linha de comando do Windows o pedindo de geração de um novo TOKEN de Acesso.

Para ajudá-lo aqui temos um Wizard


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd get_token_by_password -user <seu usuário TaticView> -password <sua senha TaticView> [-token_name "<nome para o token>"]

 -cmd                   - get_token_by_password - Comando responsável em solicitar ao TaticView e armazenar o TOKEN de Acesso nas configurações do TVCli.
 -user                  - Seu usuário do TaticView (email de acesso). 
 -password              - Sua senha de acesso ao TaticView.
 -token_name (opcional) - Nome que você deseja atribuir ao TOKEN de Acesso. Caso você não informe nenhum nome será atribuído o nome padrão "TaticView CLI".         

Exemplo:

 tvcli -cmd get_token_by_password -user meuemail@email.com -password 123466 -token_name "TVCli Servidor 1"

Usando a interface gráfica do TaticView

Aqui mostraremos como gerar um token pela interface do TaticView.

  1. Na tela principal do TaticView, acesse a opção Minha Conta e clique no botão TOKENS de Acesso;
  2. Em Identificacao-novo-token+pr-BR.png informe um nome para identificar o TOKEN de Acesso na lista e clique em GERAR NOVO TOKEN.
  3. Um TOKEN de Acesso será gerado Generated-token+pr-BR.png
  4. Execute o comando de armazenamento de TOKENS do TVCli (store_token), informando o TOKEN recém gerado.


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd store_token -user <seu usuário TaticView> -token <token gerado no TaticView>
 -cmd   - store_token - Comando responsável por armazenar os tokens gerados diretamente no TaticView.
 -user  - Seu usuário do TaticView (email de acesso). 
 -token - Token gerado no TaticView.

Exemplo:

 tvcli -cmd store_token -user meuemail@email.com -token ce699ce43dcbd2caeff1573eeb1d4e44

Atualizando seus dados de forma automática

Somente é possível automatizar a atualização de arquivos de dados já criados no TaticView. Portanto é necessário realizar pelo menos uma importação manual do seu arquivo/planilha para que a estrutura necessária seja criada no TaticView.

Após, é necessário liberar a atualização automática para o Arquivo de Dados desejado. Para isso você deverá acessar as propriedades do arquivo de dados desejado. O acesso está disponível no menu de contexto do cartão do arquivo de dados, na página principal do TaticView:

No desktop
Datasources properties pt-BR.png
Nos dispositivos móveis
Datasources options mobile pt-BR.png Datasources properties mobile pt-BR.png


Em seguida, a opção Atualização automática deverá ser habilitada. Ao fazer isso, será exibido o código do arquivo de dados, como no exemplo abaixo:


Automatic-importation+pr-BR.PNG


Estando o arquivo de dados liberado para atualização automática, será possível executar a atualização dos dados automaticamente por linha de comando, utilizando o seu código identificador.


Sintaxe do Comando:

 tvcli -cmd import_file -user <seu usuário TaticView> -datamart <código identificador do arquivo de dados> -file "<caminho para o arquivo/planilha>" [-type "<tipo>"] [-wait [-notifyshare]] [-nonotifyerror]  
 -cmd                   - import_file   - Comando que faz o upload do seu arquivo/planilha e coloca na fila de atualização.
 -user                  - Seu usuário TaticView (email de acesso).
 -datamart              - Código identificador do arquivo de dados obtido na opção Propriedades do Arquivo de Dados, na tela principal do TaticView.
 -file                  - Caminho onde encontra-se o seu arquivo de dados Texto (CSV) ou planilha (XLSX, XLS, XLSM) que será importado. Você pode utilizar unidades mapeadas (Ex.: C:\, D:\) ou então caminhos UNC (Ex.: \\servidor\pasta\arquivo).
 -type (opcional)       - clear_and_add - Exclui todos os dados do Arquivo de Dados do TaticView e importa os novos dados. Este é o comportamento padrão do TVCli.
                          append        - Adiciona dados do seu arquivo/planilha no Arquivo de Dados do TaticView, mantendo os dados importados anteriormente. É necessário ter cuidado para não duplicar dados.
 -wait (opcional)       - Comando que faz o TVCli aguardar o final da atualização dos seus dados junto ao TaticView. Necessário caso você queira efetuar testes de retorno dos comandos.
 -nonotifyerror (opcional)    - Comando utilizado para NÃO notificar o usuário caso ocorra um erro durante o processo de atualização.
 -notifyshare (opcional) - Comando utilizado para enviar uma notificação de atualização dos dados para os usuários que possuem painéis compartilhados desse arquivo de dados quando a importação termina sem erros. Funciona somente em conjunto com o comando -wait. 

Exemplos:

 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "\\server\taticview\imp\myspreadsheet.xls"
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx"
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.csv" -wait -notifyshare
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\sales.xlsx" -wait
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type clear_and_add
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append
 tvcli -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "c:\taticview\imp\file.xlsx" -type append -nonotifyerror
 Call "C:\Program Files\TvCli\tvcli" -cmd import_file -user meuemail@email.com -datamart 246 -file "D:\taticview\imp\file.xlsx" -wait

Executando TVCli em um arquivo BAT (Script)

Você pode criar arquivos BAT para agendar vários comandos ao TVCli. Fazendo isso, o processo inteiro de atualização de dados pode ser automatizado. Já que você pode agendar a execução destes arquivos BAT no agendador do Windows, ou em uma ferramenta similar.


Atenção
Para executar o TVCli em um arquivo BAT, é necessário usar o comando CALL do Windows. Por exemplo:

CALL C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\Users\jonathan\Documents\TaticView\Import Files\rh.xlsx" -datamart 673 -wait


Avaliando se o comando do TVCli foi executado com sucesso

Ao final da execução do comando o TVCli retorna códigos distintos para informar o sucesso ou falha na execução de seus comandos. Isto permite que os arquivos BAT verifiquem se a execução prévia do comando pelo TVCli teve sucesso ou não.

Existem dois códigos de retorno possíveis:

  0 - Sucesso
 8 - Erro

Você pode tratar os códigos de retorno no seu arquivo BAT. Para isso você pode usar a variável de ambiente ERROLEVEL do Windows. Por exemplo:

if %errorlevel% == 0 (
   echo Vendas atualizado com sucesso!
) else (
   echo Problemas na atualização do Vendas!
)

Exemplo de BAT (Script)

Abaixo nós lhe mostramos um exemplo de um BAT que importa dois arquivos para dois arquivo de dados diferentes (ids 674 e 673)e testamos a variável ERRORLEVEL para determinar se a execução do comando de atualização de dados foi executado com sucesso.

@ECHO OFF
call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\Vendas.xlsx" -datamart 674 -wait
if %errorlevel% == 0 (
	echo VENDAS atualizado com sucesso!
) else (
	echo Problemas na atualizacao do VENDAS!
)
call C:\TaticView\tvcli -cmd import_file -user jonathan@sadig.com -file "C:\TaticView\Arquivos Importacao\rh.xlsx" -datamart 673 -wait
if %errorlevel% == 0 (
  	echo RH atualizado com sucesso!
) else (
  	echo Problemas na atualização do RH!
)

Mais dúvidas sobre como gerar os comandos de automação?

O TaticView tem um wizard para ajudá-lo neste processo, na tela de propriedades dos Arquivos de Dados ao clicar no link Ajuda para gerar os comandos de automação? será exibida a tela Comandos TVCli onde você poderá obter os comandos do TVCli já configurados, basta informar alguns dados necessários.

Caso tenha dificuldades durante o processo de configuração do TVCli, abra um ticket de suporte. Teremos prazer em lhe ajudar.